Potiguar com apenas a 4ª série é destaque por produzir os próprios carros

Um potiguar de Pureza (RN) ganhou destaque nesse domingo por produzir seus próprios carros em casa, criatividade e muita paixão pelas suas criações, algumas não vende pra ninguém.

O programa Domingo Espetacular, da TV Record, exibiu uma matéria mostrando Edson Bezerra, morador de Pureza (RN), cidade do interior potiguar a 60 km da capital, que produz seus próprios carros, já foram 5 veículos criados em apenas 10 anos, a curiosidade é que o homem cursou apenas até a quarta série do ensino fundamental, não sabe mexer um computador mas mesmo assim sempre foi curioso e um grande inventor executando bem as suas criações. Edson, de 39 anos, fabrica sozinho no quintal de casa os próprios carros, o inusitado é que o homem trabalhou a maior parte do tempo como entregador de leite e daí surgiu a necessidade, onde em 2005, com a demanda de um veículo para fazer suas entregas e sem dinheiro para comprar um automóvel decidiu criar um. O inventor conta em entrevista ao G1 que sempre tirava as idéias da cabeça e tentava executar até dar certo, o primeiro carro foi movido a gás de cozinha e foi criado em apenas 2 meses, conta.

 

Na reportagem da TV Record também é mostrada outra invenção curiosa de Edson, que produz carrinhos feitos a partir de tambor e pneu de carro, assegurando assim um equipamento forte, robusto com longa durabilidade, bastante resistente e com uma maior capacidade de levar resíduos ou materiais. A prefeitura da cidade comprou algumas unidades, contou ele.

 

O homem relata o quão foi difícil superar as dificuldades no inicio de tudo, chegando a ser chamado muitas vezes de maluco por algumas pessoas da cidade, mas a perseverança e o desejo por criar algo novo mesmo sem muita capacidade foi mais forte, o resultado veio e a coisa mudou de rumo, hoje o morador virou notícia e ganha elogios por toda a parte pelas suas invenções. Edson diz que de louco não tem nada e fez os carros mesmo sem estudos, se tivesse estudo ele garante que criaria um avião.

 

A última criação de Edson foi chamada de ‘Calambec’, um carro inspirado nos modelos antigos que tem a cor azul. “A lataria é chapa de fazer portão. Eu que enverguei ela pra ficar assim. Eu não compro peça em sucata, inclusive o motor é motor estacionado, que é um motor usado em barco, em bomba d’água, essas coisas. A caixa de marcha eu compro uma engrenagem de redutor, que não é usada em carro. Esse já é movido a diesel”, relatou.

 

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.