Novo trem movido a hidrogênio tem emissão zero de carbono

Novo veículo será o trem de passageiros para longas distâncias totalmente movido a hidrogênio, com poluição zero.

Como uma boa alternativa aos trens poluentes movidos a Diesel na Europa, a Alemanha apresentou novo trem de passageiros projetado para longas distâncias e movido a hidrogênio, que gera apenas vapor de água condensada durante o processo. O desenvolvimento foi feito pela Alston, grupo industrial francês, que batizou o novo trem com nome de Coradia iLint, previsto para entrar em operação em 2017 o novo trem promete realizar viagens mais silenciosas e não prejudiciais ao meio ambiente, já que os únicos sons vem do atrito das rodas com os trilhos e da resistência do ar.

 

A novidade foi apresentada durante a maior feira da indústria ferroviária, a Inno Trans e será testada ainda no final do ano. Segundo o site da companhia o lançamento do novo trem  segue a assinatura das Cartas de Intenção em 2014 com as regiões alemãs da Baixa Saxônia, Norte da Rhine-Westphalia, Baden-Württemberg, e as Autoridades de Transporte Público de Hesse para o uso de uma nova geração de trens com zero emissão de carbono equipados com unidade de célula de combustível.

 

O trem Coradia iLint é equipado com baterias de íons de lítio alimentadas pela energia gerada da reação entre o hidrogênio, armazenado em células de combustível localizadas sobre o trem, e oxigênio. Além da grupo francês, outras grandes empresas como Honda e Toyota também estão nessa corrida tecnológica de carros não-poluentes e anunciaram grandes novidades como o Clarity Fuel Cell, que deve custa em média R$ 246 mil e cada carga garantirá um percurso de 700 quilômetros.

 

No Brasil alguns vídeos na internet indicam que não vamos ficar para trás, esse vídeo abaixo que viralizou e tem mais de meio milhão de acessos mostra a instalação de um motor de hidrogênio em um carro Fiat Uno 1.0 ano 2001, mas não existe ainda a autenticidade sobre o sucesso do mesmo. Confira:

 

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