Nordestino é único brasileiro na lista dos 35 mais inovadores do mundo

Jovem alagoano criou aplicativo de acessibilidade que permite tradução de português para libras, é o 2º ano dele na lista do MIT.

Ronaldo Tenório criou o aplicativo Hand Talk que permite a tradução do português para línguas de sinais tem sua presença garantida pela segunda vez consecutiva na lista das 35 pessoas mais inovadoras do mundo segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, conceituada instituição dos EUA. O destaque é que Ronaldo, de 30 anos, é o único latino-americano presente na lista. O app foi desenvolvido para facilitar a comunicação dos deficientes auditivos, transformando palavras em linguagens de sinais e pode ser baixado em qualquer celular, além disso a empresa possibilita o uso da plataforma em sites para tradução de seu conteúdo onde apenas com a instalação de um código é possível dispor da ferramenta para os leitores do site. Estima-se que no Brasil existam quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva e muitas podem fazer uso do serviço, que além de ser gratuito, facilita a comunicação e derruba alguns entraves no dia-a-dia. Segundo o instituto, o aplicativo permite ao usuário a possibilidade de levar um intérprete para qualquer lugar.

 

Ronaldo já teve alguns reconhecimentos anteriores pela importância de sua criação. Foi indicado pela Forbes como um dos homens mais promissores do país e o Hand Talk já foi eleito pela ONU em 2013 como o melhor aplicativo social do mundo, o app já conta com mais de 1 milhão de downloads. Cada indicação mostra como é difícil desenvolver uma ferramenta online que é capaz de traduzir tanto áudio através da voz como também texto para uma imagem animada. O Hand Talk conta com um personagem chamado Hugo, que em 3D ajuda os usuários tornando mais fácil a compreensão. Outro detalhe vai para as novas atualizações que sempre são lançadas garantindo uma tradução cada vez melhor. A startup é nova, foi fundada em 2012 mas segundo relatos de Ricardo a ideia surgiu ainda em 2008 enquanto estava na universidade, outros dois sócios, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, estão à frente da empresa contribuindo igualmente para esta grande conquista.

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.