Escola ocupada tem oficina de ferramentas digitais cidadãs

Escola Estadual Anísio Teixeira em Natal/RN, ocupada por estudantes secundaristas, teve oficina de ferramentas digitais de cidadania, o uso da internet para mobilização, engajamento e colaboração.

Mobilizadas contra a PEC 241, atual PEC 55 no Senado, que propõe limitar gastos públicos mas tem sido alvo de protestos por cortar e limitar investimentos em saúde e educação trazendo grandes retrocessos, várias ocupações em escolas públicas de todo o Brasil estão acontecendo promovidas por estudantes secundaristas e universitários dispostos a lutar contra tal medida excludente. Um detalhe e grande diferencial nesses movimentos é a criação de uma programação alternativa para que o espaço atualmente ocupado jamais esteja parado, além de ter uma agenda política e social intensa são organizados alguns aulões como o de redação para o ENEM por exemplo. Em Natal, a Escola Estadual Anísio Teixeira teve uma oficina de ferramentas digitais de cidadania na última segunda-feira dia 24 de outubro, estudantes foram apresentados a diversas iniciativas digitais de ONGs, movimentos hackers ou empresas digitais conhecidas como startups que estão impactando nossa cidadania de forma digital com empoderamento e colaboração seja ela individual ou coletiva.

 

Muitas ferramentas ainda são desconhecidas do público mas algumas já se tornaram indispensaveis do cidadão ativo nas redes, o Colab.re por exemplo, de uma empresa que nasceu no Nordeste, em Recife/PE,  já figura como promissora e conquistou prêmios mundiais de urbanização, lembramos que algumas delas estão listadas no rodapé do nosso site abertamente para qualquer usuário explorar, na seção ‘Cidadania’. A oficina foi ministrada por Rafael Maurício, fundador deste site DePrimeira, que se dispôs a colaborar com o movimento que encanta por sua luta e ideal social por uma educação mais justa. ‘Em um momento como esse é oportuno apresentar essas ferramentas que engajam, politizam e ajudam os estudantes a criar, denunciar, participar e mobilizar com muita pressão.”, afirmou. Uma novidade é que em breve nossa plataforma disponibilizará em vídeo um compacto do conteúdo que traz a oficina, aguardem e se deseja indicar alguma outra não listada no rodapé, clique na seção enviar e nos indique o link da mesma.

 

O Colab, citado anteriormente. é uma das melhores ferramentas que seja através do navegador da web via computador ou por aplicativo móvel o cidadão pode enviar denúncias de problemas de sua região através de geolocalização e registro fotográfico onde apenas tirando uma foto, marcando o endereço pelo GPS do aplicativo e selecionando a área desejada de acordo com as categorias, como iluminação pública por exemplo, o cidadão pode enviar uma denúncia com seus detalhes e em rede socializar, comentando, apoiando e acompanhando outras denúncias que chegam através dos outros usuários por uma linha do tempo de acordo com a sua cidade. O melhor da plataforma é que ela pode estar conectada com os órgãos locais que podem acompanhar em tempo real cada denúncia enviada e responder a mesma através de um sistema de tickets que podem ser acompanhados até a solução do problema, cada prefeitura ou governo do estado pode fazer uso de forma gratuita através de um painel de gerenciamento que a empresa disponibiliza, caso deseje alguns recursos premium um valor é negociado diretamente com a empresa criadora do aplicativo.

 

Interface do Colab no celular

Interface do Colab no celular

 

Pra quem deseja ser cada vez mais útil e se envolver em um trabalho social específico de acordo com determinado interesse, existe a rede Atados, onde você tem diversas opções apresentadas em vários lugares podendo se conectar seja pra oferecer um serviço voluntário ou se conectar a algum existente. Se você deseja criar uma mobilização direta, fazendo com que chegue no lugar certo e nas pessoas certas a ferramenta  Panela de Pressão lhe permite isso, dá pra criar uma campanha, compartilhar com os amigos e com ela fazer chegar a um órgão público ou comissão de pessoas que pode resolvê-las, seja uma determinada secretaria do poder executivo municipal ou estadual, prefeito ou governador, comissão legislativa, vereadores ou deputados específicos que vão receber sua pressão e de cada amigo que deve chegar diretamente a caixa de e-mail de cada um deles, lembrando que esse é um projeto de uma ONG que necessita de um grupo organizado e voluntário na sua cidade pra acontecer, caso a sua ainda não esteja monte um grupo fundador e ponha a mão na massa criando condições para fazer pressão na sua região.

 

Confira o vídeo abaixo sobre a importância do projeto, iniciado no Rio de Janeiro e agora se expandindo para várias cidades do país:

 

 

Em postagens futuras vamos aprofundando outras ferramentas que você já pode conferir na área de Cidadania do rodapé do nosso site e aguarde em breve um vídeo sobre as mesmas. Use, explore, compartilhe, mobilize e crie!

 

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.